O Maranhão vai receber 50 novos peritos médicos federais para atuar nas Agências da Previdência Social. A medida representa um aumento de 98% na capacidade atual do estado, que hoje conta com 51 profissionais. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.
Com isso, 19 municípios maranhenses serão beneficiados com reforço na perícia médica: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Codó, Estreito, Governador Nunes Freire, Grajaú, Imperatriz, Paço do Lumiar, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Rita e Tutóia.
A contratação é resultado do concurso público realizado em fevereiro de 2025, após 15 anos sem seleção para a área. Em todo o país, 250 profissionais foram nomeados, sendo 268 apenas para a Região Nordeste, que terá um aumento de 36,31% no número de peritos.
A escolha das cidades foi baseada na demanda de atendimento e no tempo médio de espera pelas perícias. A previsão é de que os novos profissionais comecem a atuar já em agosto, após os trâmites de posse.
O concurso foi organizado pelo Cebraspe e teve a participação de quase 14 mil candidatos. A chegada dos novos peritos deve contribuir de forma significativa com a melhoria dos serviços do INSS em todo o Maranhão.